Como Fazer Um Softbox Caseiro Facil?

Tempo de leitura: 5 minutos

Softbox Caseiro Facil, como fazer?

Primeiramente vamos esclarecer o que é, e para que serve um softbox:

Softbox caseiro facil? Você deve estar se perguntando, mas o que é um Softbox Caseiro Facil? É de comer? rsrs… Calma…o termo parece estranho, mas é bem mais simples do que parece.

Softbox, nada mais é que um difusor de luz, uma espécie de “refletor”, que tem a finalidade de emitir uma luz fria e suavizada, direcionada ao ponto a ser fotografado ou filmado.

Uma cena mal iluminada pode comprometer o entendimento do que está sendo apresentado, pode demonstrar falta de cuidado com a produção e aparentar certo desleixo, o que impacta negativamente a experiência da sua audiência.

Já sabemos que a iluminação do ambiente a ser filmado é crucial para a qualidade dos vídeos. E mesmo que os recursos sejam limitados, podemos dentro das condições que dispomos, oferecer um serviço na melhor qualidade possível para nossa audiência. Mas como garantir essa qualidade?

Cuidados que preciso ter para uma boa qualidade de imagem:

Primeiramente, é necessário adequar a iluminação para o ambiente escolhido. Há vários procedimentos necessários para isso, porém neste artigo estaremos tratando apenas de iluminação interna, utilizando poucos recursos.

Neste caso, escolha um ambiente claro, preferencialmente que receba bastante luz natural. Posicionar-se de frente a uma janela que recebe luz natural por exemplo, melhora muito a qualidade da imagem.

Mas digamos, que você more em um local, onde a insolação não é suficiente, ou o mobiliário escurece o ambiente, ou até mesmo se você só dispõe do horário noturno para gravação dos seus vídeos e para fotografar seus produtos, por exemplo.

Nesse caso, uma iluminação adicional fará toda a diferença. E é isso que vou te ensinar hoje.

Há uma grande variedade de tamanhos e marcas, de softbox no mercado, porém com um valor bastante elevado. E se você está iniciando seu negócio digital, bem como a produção de vídeos, não precisa gastar tanto neste momento.

Se o objetivo é melhorar a qualidade das filmagens e fotografias, há uma forma bastante fácil, e com custo razoavelmente pequeno. Nesse artigo, vou te mostrar como fazer o seu Softbox Caseiro de forma Facil.

Quais materiais vou utilizar na montagem do meu softbox caseiro facil?

– Papelão reciclado (utilize de boas caixas de papelão, lojas de eletrodomésticos têm as melhores 😉 )

– Régua (preferencialmente metálica, mas pode ser a régua comum)

– Base de Corte (ou qualquer proteção para a superfície em que vai utilizar para o corte do papelão)

– Estilete

– Cola branca ( usei a Cascorez)

– Fita Isolante – Rolo de 10m

– Eva Preto ou Papel Cartão (duas folhas)

– Papel Laminado ou Alumínio (duas folhas do laminado ou um rolo do alumínio)

– Soquete com Plafon (pode ser sem o plafon também…)

– Fio paralelo com interruptor (pode ser o mais simples)

– Lâmpada de Led 60W (pode utilizar lâmpada comum, preferencialmente branca)

– Papel Manteiga (para difusão da luz)

 

Como devo iniciar a montagem?

Antes de iniciar, você deve preparar um gabarito, ou riscar um trapézio no papelão. Segue abaixo as medidas que utilizei:

Sobre as medidas:

Considerei a medida maior como 30 cm, devido a folha de papel manteiga que usei ser A3, de forma que a folha cubra toda a abertura da peça. Mas caso você deseje uma peça maior ou menor, vou deixar minha dica para calcular as demais medidas:

  1. Defina a medida da base maior: X   (Ex: 40 cm)
  2. Medida da base menor: X/2 + 2cm (ou considere a medida necessária para instalar o plafon se for usar, no meu caso ele tinha 15 cm, por isso considerei a medida final de 17cm, pra deixar uma borda.) – (Ex: 40/2 + 2cm= 22cm)
  3. Altura: X – 10cm (Ex.: 40 – 10= 30cm)

Seguindo essa proporção não tem erro! 😉

Montagem:

  • Depois de cortar os 4 trapézios, e o quadrado de base, revista uma das faces com o EVA ou Papel Cartão, utilizando a cola com um rolo ou da forma que achar mais conveniente (eu fui com a mão mesmo)
  • Revista a outra face com o papel laminado, também utilizando a cola, espalhando de maneira uniforme.
  • Ao final, todas as peças estarão revestida dos dois lados. Finalize as bordas, contornando com a fita isolante, centralizando ela entre as duas faces, e colando cada lado. (Vide PAP – Vídeo)

Acompanhe o Tutorial no Vídeo abaixo para obter maiores detalhes da execução ok?

  • Após o acabamento no contorno, unir as peças pelas laterais, começando pelo lado interno, (alumínio), utilizando a fita isolante.
  • Fazer o mesmo procedimento pelo lado externo.
  • Instalar o soquete com plafon, pelo lado do alumínio do quadrado (que vai ficar pelo lado interno) Por fim colar o quadrado da base, com o soquete instalado, na peça montada.
  • Cortar as rebarbas de fita, nos cantos.
  • Instale a lâmpada, e tcharammmm… voi lá 🙂

Finalizando:

Para que a luz não fique tão forte, utilize o papel manteiga, fechando a abertura da peça. Prenda-a com fita isolante nas laterais externas. Se tiver utilizado EVA, no revestimento externo, não corre o risco de estragar o revestimento, se tiver que descolar o papel alumínio.

Viu como é simples? Com os devidos cuidados, gastando muito pouco, ou quase nada, você pode ter um Softbox Caseiro super Facil, pra chamar de seu!

Duvido você não AMAR o resultado. <3

Veja a diferença na imagem abaixo:

Espero que você tenha gostado do tutorial! Assista ao vídeo para ver maiores detalhes de execução. Inscreva-se no canal e ative as notificações para receber as atualizações dos próximos vídeos!

Qualquer dúvida, deixe nos comentários, ou me contate pelas redes sociais! Será um prazer poder te ajudar!

Um grande abraço, e até a próxima!

Cláudia Rodrigues <3