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Briefing Para Logo – Roteiro Com 12 Passos Essenciais
O que é Briefing?
Traduzido conforme a imagem acima, mas também podemos dizer que Briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. Palavra inglesa que significa resumo em português. É um documento contendo a descrição da situação de uma marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los.
Para que serve o Briefing?
Ele tem como objetivo agrupar as informações mais relevantes sobre sua empresa, e sobre como essas informações serão comunicadas para o seu público alvo. Seu valor não está relacionado com a complexidade de informações, e sim como o próprio nome já diz, Briefing (resumo) seja o mais claro e simples possível.
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Briefing para Logo – Roteiro
1. Informações Gerais sobre a Empresa
Descreva um breve histórico da sua empresa, que contenha suas missões, visão e valores. Seus objetivos quanto negócio, indique seu diferencial competitivo. Indique também como as estratégias adotadas, deverão ser utilizadas para atingir os objetivos de sua empresa. Descreva:
2. Público-alvo
Delimite seu público alvo de interesse, contando em detalhes tudo sobre ele e explique o benefício (percebido pelo seu cliente) que a empresa entrega.
Transcreva para esse campo todas as informações relacionadas ao público-alvo e a sua persona. Características principais que foram utilizadas para iniciar seu negócio:
- Público-alvo: (Representa um grupo de pessoas, com interesses semelhantes) Indique sexo, idade, classe social, instrução, profissão, objetivos, etc…):
- Persona: (representa seu cliente ideal) – indique as características psicológicas, assuntos de interesse dentro do nicho que sua empresa atua, atividades comuns pessoais e profissionais, instrução, desafios, obstáculos, medos, dores, informações de consumo:
3. Escopo
Defina quais itens serão elaborados: Briefing para Logo, Logotipo, Favicon, Capa para Facebook, Capa para YouTube, Customização de Site/blog, etc…
4. Pesquisas de Mercado:
Avalie os principais produtos que serão entregues para solucionar os problemas do seu público alvo, verifique os locais onde seu público frequenta, o que consome, o que sente falta. Procure identificar a demanda para essa necessidade pontuada.
5. Concorrência:
Crie uma lista de concorrentes e em cada um deles, liste em tópicos o que é relevante para seu mercado. Seja assertivo e imparcial, mesmo que doa. Identifique seus pontos fortes e seus pontos fracos, relacione o que há de interessante e o que pode ser melhorado. Lembre-se que conhecer sua concorrência, faz você identificar possibilidades de se diferenciar e se destacar no seu nicho de mercado.
6. Esgote suas Idéias:
Relacione todas as possíveis idéias advindas de todas as pesquisas, incluindo seu gosto pessoal, seus interesses, e principalmente o que atende a demanda do seu cliente. Risque, rabisque, coloque no papel todas as idéias que vierem desse apanhado de informações. Relacione aqui:
7. Comunicação:
Identifique por quais canais de comunicação sua empresa estará se conectando com seu público-alvo. Após a análise detalhada de sua persona, fica mais fácil identificar esses canais. Identifique-os aqui:
8. Estilo:
Definir qual estilo representa melhor a empresa, um estilo Clean (minimalista, poucos traços, limpo) ou um estilo Moderno (irreverente, despojado, contemporâneo). Definir estilo aqui:
9. Objeções:
Tão importante quanto saber o que se quer, é saber o que não se quer. Defina neste campo, o que NÃO deve fazer parte do seu logo, da sua identidade visual. Talvez seja uma cor, um traço, uma escrita, o importante é relacionar o que não deve ser considerado nesse estudo. Relacione aqui suas objeções:
10. Orçamento:
Quanto minha empresa quer gastar? Qual a verba para novos projetos? Defina quanto está disposto a investir na sua Identidade Visual. E se no momento os recursos são poucos, com um bom planejamento e um Briefing bem elaborado, ficará mais fácil conquistar seu objetivo, que é a marca que irá refletir seu negócio.
Na impossibilidade de contratar um serviço profissional, estabeleça uma estratégia de iniciar da melhor forma possível, seguindo as orientações desse roteiro e adeque futuramente quando for oportuno. Indique aqui:
11. Cronograma:
Já deu para perceber que criar uma Identidade Visual não é imediato. Dedique um tempo a isso. Defina esse período, e direcione sua atenção a atender as orientações desse Briefing, que já será metade da jornada percorrida, e o que garantirá um melhor resultado final. Estabeleça seu prazo aqui:
12. Detalhamento:
Detalhe abaixo o briefing para logo, e relacione abaixo as informações já conhecidas e coletadas:
- Nome do site:
- Seus contatos nas mídias sociais são? Relacione seu perfil no Facebook, no Instagram, Pinterest, Google Plus, que forem de utilização profissional do seu negócio digital.
- Qual o nicho principal: (informar o nicho que será o foco do blog)
- Qual o tema você usa no seu site? (Indicar o tema utilizado, ex.: Conversion WP, Centive One, Épico, etc…)
- O que mais gosta no seu site? (Informar o que torna seu blog um diferencial em relação aos demais concorrentes)
- O que menos gosta no seu site? (Informar o que seria interessante alterar no seu blog para que apresente maior conexão com seu público-alvo)
- Quais as cores que predominam no seu site? (Indicar as cores atuais do seu blog, tire um print da tela antes das modificações)
- Pretende mudar as cores? Se sim, quais seriam? (Indicar as cores que serão consideradas na elaboração da sua Identidade Visual)
- Existe alguma amostra de cores, que sirvam de inspiração para sua identidade visual? Se sim, favor enviá-las como anexo. (Pode ser links de sites de referência, blogs, imagens, cores, etc…)
- Existe algum Logotipo Provisório? Se houver, favor enviá-las como anexo.
- A decisão da escolha do resultado final depende apenas de você ou pretende ter a informação de terceiros para aprovação?
- Há algum slogan ou frase a ser adicionada na capa do Facebook? Se houver, qual seria?
- Serão adicionados seus contatos profissionais das redes sociais à capa do Facebook?
- Existe mais alguma informação que julgue importante e que queira indicar?
Quer saber um pouco mais sobre Identidade Visual? Assista ao vídeo abaixo, e conheça os 5 passos para criar a Identidade Visual do seu negócio digital:
Conclusão
Parece complexo não é? Mas só parece. Afinal, todas essas informações são de seu conhecimento, pois fazem parte da construção do seu negócio. O que o Briefing faz, é organizar e resumir essas informações de maneira simplificada.
Então aproveite o roteiro acima, e estude detalhadamente todas as características do seu negócio e de que forma você irá se conectar com seu público alvo.
Para fazer o download do Briefing para Logo, acesse AQUI!
E para baixar o INFOGRÁFICO acesse Briefing para Logo
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Espero que esse artigo possa te orientar na elaboração do seu Briefing. Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário!
Grande abraço e até o próximo artigo!
Bom trabalho! 😉
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Aprendi uma palavra nova, Briefing.
Bem legal a postagem, uma das partes que levei mais tempo foi em como arrumar a identidade visual do blog, fanpage e canal do youtube. E é algo que sempre olho e parece que ainda tem que melhorar alguma coisa.
Tiveram alguns que fiz como provisório e outros que perdi um tempo a mais para tentar ficar como definitivo.
Muito legal a postagem, parabéns.
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Que bom que gostou Gabriel! Espero que esse artigo tenha sido útil. A identidade visual, é algo que dá mesmo um pouco de trabalho, mas extremamente importante para nosso negócio. Vem mais materiais complementares por aí! Fique ligado! Abs, 😉