Como Fazer Briefing para Logo | Identidade Visual

Tempo de leitura: 7 minutos

Briefing Para Logo – Roteiro Com 12 Passos Essenciais

O que é Briefing?

briefing para logo

Traduzido conforme a imagem acima, mas também podemos dizer que Briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. Palavra inglesa que significa resumo em português. É um documento contendo a descrição da situação de uma marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los.

Para que serve o Briefing?

Ele tem como objetivo agrupar as informações mais relevantes sobre sua empresa, e sobre como essas informações serão comunicadas para o seu público alvo. Seu valor não está relacionado com a complexidade de informações, e sim como o próprio nome já diz, Briefing (resumo) seja o mais claro e simples possível.

Briefing para LogoResponda abaixo todas as questões, e anexe o que for solicitado, para que seja melhor conduzido o projeto de Identidade Visual do seu Negócio Digital.

Briefing para Logo – Roteiro

1. Informações Gerais sobre a Empresa

Descreva um breve histórico da sua empresa, que contenha suas missões, visão e valores. Seus objetivos quanto negócio, indique se diferencial competitivo, bem como as estratégias que serão utilizadas para atingir os objetivos de sua empresa. Descreva:

2. Público-alvo

Delimite seu público alvo de interesse, contando em detalhes tudo sobre ele e explique o benefício (percebido pelo seu cliente) que a empresa entrega.

Transcreva para esse campo todas as informações relacionadas ao público-alvo e a sua persona. Características principais que foram utilizadas para iniciar seu negócio:

  • Público-alvo: (Representa um grupo de pessoas, com interesses semelhantes) Indique sexo, idade, classe social, instrução, profissão, objetivos, etc…):
  • Persona: (representa seu cliente ideal) – indique as características psicológicas, assuntos de interesse dentro do nicho que sua empresa atua, atividades comuns pessoais e profissionais, instrução, desafios, obstáculos, medos, dores, informações de consumo:

3. Escopo

Defina quais itens serão elaborados: Briefing para Logo, Logotipo, Favicon, Capa para Facebook, Capa para YouTube, Customização de Site/blog, etc…

4. Pesquisas de Mercado:

Avalie os principais produtos que serão entregues para solucionar os problemas do seu público alvo, verifique os locais onde seu público frequenta, o que consome, o que sente falta. Procure identificar a demanda para essa necessidade pontuada.

5. Concorrência:

Crie uma lista de concorrentes e em cada um deles, liste em tópicos o que é relevante para seu mercado. Seja assertivo e imparcial, mesmo que doa. Identifique seus pontos fortes e seus pontos fracos, relacione o que há de interessante e o que pode ser melhorado. Lembre-se que conhecer sua concorrência, faz você identificar possibilidades de se diferenciar e se destacar no seu nicho de mercado.

6. Esgote suas Idéias:

Relacione todas as possíveis idéias advindas de todas as pesquisas, incluindo seu gosto pessoal, seus interesses, e principalmente o que atende a demanda do seu cliente. Risque, rabisque, coloque no papel todas as idéias que vierem desse apanhado de informações. Relacione aqui:

7. Comunicação:

Identifique por quais canais de comunicação sua empresa estará se conectando com seu público-alvo. Após a análise detalhada de sua persona, fica mais fácil identificar esses canais. Identifique-os aqui:

8. Estilo:

Definir qual estilo representa melhor a empresa, um estilo Clean (minimalista, poucos traços, limpo) ou um estilo Moderno (irreverente, despojado, contemporâneo). Definir estilo aqui:

9. Objeções:

Tão importante quanto saber o que se quer, é saber o que não se quer. Defina neste campo, o que NÃO deve fazer parte do seu logo, da sua identidade visual. Talvez seja uma cor, um traço, uma escrita, o importante é relacionar o que não deve ser considerado nesse estudo. Relacione aqui suas objeções:

10. Orçamento:

Quanto minha empresa quer gastar? Qual a verba para novos projetos? Defina quanto está disposto a investir na sua Identidade Visual. E se no momento os recursos são poucos, com um bom planejamento e um Briefing bem elaborado, ficará mais fácil conquistar seu objetivo, que é a marca que irá refletir seu negócio.

Na impossibilidade de contratar um serviço profissional, estabeleça uma estratégia de iniciar da melhor forma possível, seguindo as orientações desse roteiro e adeque futuramente quando for oportuno. Indique aqui: 

11. Cronograma:

Já deu para perceber que criar uma Identidade Visual não é imediato. Dedique um tempo a isso. Defina esse período, e direcione sua atenção a atender as orientações desse Briefing, que já será metade da jornada percorrida, e o que garantirá um melhor resultado final. Estabeleça seu prazo aqui:

12. Detalhamento:

Detalhe abaixo o briefing para logo, e relacione abaixo as informações já conhecidas e coletadas:

  1. Nome do site:
  2. Seus contatos nas mídias sociais são? Relacione seu perfil no Facebook, no Instagram, Pinterest, Google Plus, que forem de utilização profissional do seu negócio digital.
  3. Qual o nicho principal: (informar o nicho que será o foco do blog)
  4. Qual o tema você usa no seu site? (Indicar o tema utilizado, ex.: Conversion WP, Centive One, Épico, etc…)
  5. O que mais gosta no seu site? (Informar o que torna seu blog um diferencial em relação aos demais concorrentes)
  6. O que menos gosta no seu site? (Informar o que seria interessante alterar no seu blog para que apresente maior conexão com seu público-alvo)
  7. Quais as cores que predominam no seu site? (Indicar as cores atuais do seu blog, tire um print da tela antes das modificações)
  8. Pretende mudar as cores? Se sim, quais seriam? (Indicar as cores que serão consideradas na elaboração da sua Identidade Visual)
  9. Existe alguma amostra de cores, que sirvam de inspiração para sua identidade visual? Se sim, favor enviá-las como anexo. (Pode ser links de sites de referência, blogs, imagens, cores, etc…)
  10. Existe algum Logotipo Provisório? Se houver, favor enviá-las como anexo.
  11. A decisão da escolha do resultado final depende apenas de você ou pretende ter a informação de terceiros para aprovação?
  12. Há algum slogan ou frase a ser adicionada na capa do Facebook? Se houver, qual seria?
  13. Serão adicionados seus contatos profissionais das redes sociais à capa do Facebook?
  14. Existe mais alguma informação que julgue importante e que queira indicar?

Quer saber um pouco mais sobre Identidade Visual? Assista ao vídeo abaixo, e conheça os 5 passos para criar a Identidade Visual do seu negócio digital:

Conclusão

Parece complexo não é? Mas só parece. Afinal, todas essas informações são de seu conhecimento, pois fazem parte da construção do seu negócio. O que o Briefing faz, é organizar e resumir essas informações de maneira simplificada.

Então aproveite o roteiro acima, e estude detalhadamente todas as características do seu negócio e de que forma você irá se conectar com seu público alvo.

Para fazer o download do Briefing para Logo, acesse AQUI!

E para baixar o INFOGRÁFICO acesse Briefing para Logo

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Espero que esse artigo possa te orientar na elaboração do seu Briefing, e se assim for, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário, vou amar responder a todos!

Deixo um grande abraço e até o próximo artigo!

Bom trabalho! 😉

3 Comentários


  1. Aprendi uma palavra nova, Briefing.
    Bem legal a postagem, uma das partes que levei mais tempo foi em como arrumar a identidade visual do blog, fanpage e canal do youtube. E é algo que sempre olho e parece que ainda tem que melhorar alguma coisa.

    Tiveram alguns que fiz como provisório e outros que perdi um tempo a mais para tentar ficar como definitivo.

    Muito legal a postagem, parabéns.


    1. Que bom que gostou Gabriel! Espero que esse artigo tenha sido útil. A identidade visual, é algo que dá mesmo um pouco de trabalho, mas extremamente importante para nosso negócio. Vem mais materiais complementares por aí! Fique ligado! Abs, 😉


Comentários encerrados.